6 dicas importantes para caminhoneiros de primeira viagem

Publicado em 13 de Setembro de 2021
6 dicas importantes para caminhoneiros de primeira viagem
 
 
Você está iniciando na profissão de caminhoneiro e quer fazer isso da melhor forma possível? Confira as dicas que que separamos para você que está começando.
Ser caminhoneiro é uma das profissões mais importantes, responsável por fazer o país crescer. Por isso, requer muita atenção e traquejo.
Se este é o seu caso, você já deve ter percebido que precisa de muito mais do que uma habilitação especial e um caminhão para ser caminhoneiro. Existem algumas dicas que fazem toda a diferença para quem está começando nesse ramo, mas que nem todo fala.
Para ajudar, preparamos este artigo com 6 dicas para caminhoneiros de primeira viagem. Acompanhe e fique mais confiante nesse seu início de profissão.
Conheça 6 dicas para quem está começando como caminhoneiro
 
1.Tenha a documentação sempre em dia
 
A primeira dica é ter sempre toda a documentação necessária em mãos e mantenha tudo em dia. Carteira de habilitação, documentos do caminhão e referentes a carga que você está transportando devem estar sempre fáceis na cabine.
 
2.Faça manutenções constantes no caminhão
 
O recomendado é que, sempre antes de iniciar uma viagem, o motorista realize uma inspeção no veículo.
Nunca inicie uma viagem sem dar uma olhada no sistema de freios, na parte elétrica, no sistema de ar, na pressão do óleo e sem analisar a situação dos pneus.
 
3.Atente-se a segurança
 
É fundamental que você esteja sempre atento a sua segurança, a do seu veículo e a segurança da carga que está transportando.
Nos últimos anos, os números de roubo de cargas cresceram muito no Brasil, e boa parte deles aconteceu de maneira violenta.
Por isso, além de contar com um seguro para a carga e também para seu caminhão, sempre escolha rotas mais seguras e pare o veículo apenas em locais movimentados e bem iluminados. Vale a pena considerar a possibilidade de segurar a carga também.
 
4.Sempre estude a rota antes de pegar a estrada
 
Um bom caminhoneiro sempre estuda com atenção as possibilidades de rotas e escolher aquelas que, antes de serem as mais curtas, sejam as mais seguras, tanto em questão de qualidade do asfalto e trânsito até questões como roubos e assaltos.
Ao fazer isso, além de garantir uma viagem tranquila, você ainda evita o contratempo de se perder, e consegue programar melhor o prazo de entrega da sua carga.
 
5.Seja responsável
 
Mesmo que seja apenas um copo, nunca ingira bebidas alcoólicas quando estiver na estrada.
Caminhões são veículos grandes e pesados que, geralmente, respondem aos comandos dados de uma maneira mais sensível.
Por isso, é fundamental que seu reflexo não seja comprometido de maneira nenhuma.
 
6.Fique atento a sua saúde
 
Atente-se as dicas de saúde para caminhoneiros. É preciso ver uma série de detalhes quando nessa profissão, desde a postura que você se senta para dirigir, até a refeição que você faz antes de pegar a estrada, e especialmente em viagens mais longas, quando o sono pode bater depois do almoço, ou você pode se distrair com uma dor nas costas.
 
 
Seguindo essas dicas, certamente suas viagens serão bem mais tranquilas e você conseguirá entregar suas cargas a tempo e com muita segurança.
 
Fonte: https://blogdocaminhoneiro.com/2019/09/6-dicas-importantes-para-caminhoneiros-de-primeira-viagem/
Fale conosco