4 Dicas para o pneu durar mais!

Publicado em 02 de Dezembro de 2021

4 Dicas para o pneu durar mais!

 

Infelizmente, a alta abrasividade e a pouca qualidade do asfalto brasileiro não colaboram com o caminhoneiro. Mas adotando algumas estratégias inteligentes você pode conseguir aumentar a sua durabilidade, a segurança nas estradas e ainda ampliar seus lucros.

 

1. CUIDE DA CALIBRAGEM

Todo motorista profissional sabe que manter os pneus calibrados é essencial para o funcionamento do caminhão e para a redução do consumo do combustível. Mas isso também assegura sua durabilidade.

O ideal é usar um calibrador automático. A pressão em um pneu de caminhão gira em torno de 110 libras, mas isso varia de acordo com o modelo e com a carga transportada. Se está rodando vazio, você pode diminuir a calibragem e, caso esteja transportando algo muito pesado, é preciso aumentar a pressão.

2. FAÇA O RODÍZIO DE PNEUS REGULARMENTE PARA DURAR MAIS

Você tem o cuidado de realizar o rodízio dos pneus de seu caminhão? Caso ainda não tenha esse hábito, é bom lembrar que as fabricantes orientam que isso seja realizado a cada 10 mil Km — isso pode variar de acordo com o modelo do veículo, por isso confira em seu manual.

Mas atenção! A maneira correta de realizar o rodízio é trocar os pneus de lugar, sempre do mesmo lado do caminhão. Ou seja, os pneus do lado esquerdo devem ser mantidos nesta posição, assim como os do lado direito.

3. ADOTE BOAS PRÁTICAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA

Nossa terceira dica está relacionada à maneira com que você conduz o seu veículo. Afinal, quando você adota uma postura mais responsável ao volante, naturalmente os pneus são preservados.

 

Dirigir devagar ajuda a manter a sua segurança e a durabilidade dos pneus. Via de regra, forçar muito o caminhão, principalmente em subidas e curvas, faz com que os pneus se desgastem prematuramente e ainda coloca em risco a sua vida e a daqueles que estão trafegando na estrada.

4. MANTENHA O CAMINHÃO ALINHADO E BALANCEADO

Um dos procedimentos executados durante a manutenção preventiva do caminhão é o alinhamento e balanceamento. Além dos grandes benefícios que esse cuidado assegura, isso aumenta a vida útil de seus pneus.

 

É aconselhável que você realize o serviço a cada 15 mil km. No entanto, as condições das estradas em que você trafega podem exigir um prazo menor para o procedimento.

Fonte: https://www.aliancaassociacao.org.br/blog/post/dicas/5-dicas-para-o-pneu-durar-mais/40


Fale conosco